Contran proibe xenon
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Contran proibe xenon
Amigos me desculpem se estou abrindo o tópico em lugar errado, mas acho que é de interesse de todos a nova portaria do Contran sobre a proibição das "lâmpadas xenon", pois muitos motociclistas usam dessas lâmpadas. Já está valendo a proibição.
fonte:
http://www.motosblog.com.br/2011/06/09/contran-proibe-xenon-agora-e-pra-valer/
fonte:

EDVAM- Data de inscrição: 04/06/2011
Emprego/lazer: Autônomo
Moto: V-Strom DL 650
Re: Contran proibe xenon
Boa informação Edvam. Eu mesmo não sabia desta proibição, tanto que estava fazendo uma cotação para colocar lâmpada xenon na minha Burgman, porém concordo com a proibição pois várias vezes tive a visão ofuscada pelo brilho da lâmpada em veículos

luiz oliveira- Data de inscrição: 11/07/2010
Emprego/lazer: Funcionário Público
Moto: Dragstar - Intruder 125 - Burgman an 125
EDVAM escreveu:Amigos me desculpem se estou abrindo o tópico em lugar errado, mas acho que é de interesse de todos a nova portaria do Contran sobre a proibição das "lâmpadas xenon", pois muitos motociclistas usam dessas lâmpadas. Já está valendo a proibição.
fonte:
Olá Edvam
A postagem esta sim no local correto, eu mesmo ia postar esta noticia, pois é de fundamental importancia, alem de multa de R$ 127,00 o condutor ainda leva de brinde 5 pontos na carteira de motorista .
A decreto lei foi aprovado ontem a tarde .
Abraços
EDVAM,
Como bem disse o Rina, o local está corretíssimo. E não se preocupe, quando não estiver, estaremos aqui para ajudá-lo!
Na minha opinião, isso só não ocorreu antes, devido a uma enorme briga de interesses comerciais. Por outro lado, tem uns "ceguetas" da vida que acabaram por desvirtuar a ideia do xenôn, que a princípio era ótima e visava o aumento racional da visibilidade noturna para os condutores de veículos automotores. Quem utilizava na moto sabe bem o que eu estou escrevendo.
Por outro lado, quando a proibição passou a ser parcial, eu que utilizava esse tipo de iluminação no carro, que não ofuscava os demais motoristas, pois instalei na potência permitida e nos faróis baixos e bem regulados, passei a utilizá-las no lugar dos faróis de milha, que ainda sim, iluminavam bem mais do que as lâmpadas originais, sem atrapalhar os outros condutores.
Só que agora, já era. A Proibição é total e não vai ter jeito de escapar das multas, sermões, esculachos, etc...
Parece que nem as empresas fabricantes das referidas lâmpadas vão recorrer em massa da decisão, eis que, a esta altura, já devem ter vendido todas as lâmpadas xênon que puderam. Tanto é assim, que de uns tempos para cá, o preço de venda e instalação despencou, assim como o interesse dos proprietários de veículos automotores, devido a famigerada polêmica em torno do assunto.
É a velha história, o Poder Público não possuem competência nem condições de fiscalizar e coibir os abusos, e acabam apelando para o velho jargão "Em nome da Redução de Acidentes... Em nome da segurança dos Condutores e da População, fica proibida a utilização do, da, de, disso, daquilo,..." kkk
Fonte pesquisada: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/926979-contran-proibe-instalacao-de-farol-de-xenon.shtml
Como bem disse o Rina, o local está corretíssimo. E não se preocupe, quando não estiver, estaremos aqui para ajudá-lo!
Na minha opinião, isso só não ocorreu antes, devido a uma enorme briga de interesses comerciais. Por outro lado, tem uns "ceguetas" da vida que acabaram por desvirtuar a ideia do xenôn, que a princípio era ótima e visava o aumento racional da visibilidade noturna para os condutores de veículos automotores. Quem utilizava na moto sabe bem o que eu estou escrevendo.
Por outro lado, quando a proibição passou a ser parcial, eu que utilizava esse tipo de iluminação no carro, que não ofuscava os demais motoristas, pois instalei na potência permitida e nos faróis baixos e bem regulados, passei a utilizá-las no lugar dos faróis de milha, que ainda sim, iluminavam bem mais do que as lâmpadas originais, sem atrapalhar os outros condutores.
Só que agora, já era. A Proibição é total e não vai ter jeito de escapar das multas, sermões, esculachos, etc...
Parece que nem as empresas fabricantes das referidas lâmpadas vão recorrer em massa da decisão, eis que, a esta altura, já devem ter vendido todas as lâmpadas xênon que puderam. Tanto é assim, que de uns tempos para cá, o preço de venda e instalação despencou, assim como o interesse dos proprietários de veículos automotores, devido a famigerada polêmica em torno do assunto.
É a velha história, o Poder Público não possuem competência nem condições de fiscalizar e coibir os abusos, e acabam apelando para o velho jargão "Em nome da Redução de Acidentes... Em nome da segurança dos Condutores e da População, fica proibida a utilização do, da, de, disso, daquilo,..." kkk
Fonte pesquisada: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/926979-contran-proibe-instalacao-de-farol-de-xenon.shtml
Edson Oliveira (VG #56) - SAO
www.viageiros.org
"Ando devagar, mas nunca ando para trás"
(Abraham Lincoln)
Corretíssimo Edson, sempre fui contra essas terríveis lâmpadas, pois na sua grande maioria eram todas made in Paraguai, como tô sempre viajando ao cruzar com essas danadas ou olhava para o outro lado ou cegava por uns segundos, é terrivel a sensação. Acho que agora vão por ordem na casa.

EDVAM,
E quando nos deparamos, à noite numa Rodovia, com automóveis equipados com Xênon de potência máxima tanto nos faróis, quanto nos milhas, que mesmo antes da resolução do Contran, já era proibido??
Por esse prisma, no fundo, no fundo, achei a proibição geral excelente, ou seja, se condutores politicamente corretos não podem tê-los, os "egoístas e imbecis" que não são cegos mas querem cegar os outros, também não (risos), e assim, questão encerrada. Que volte a moda de pintar as luzinhas de "azul" kkk
E quando nos deparamos, à noite numa Rodovia, com automóveis equipados com Xênon de potência máxima tanto nos faróis, quanto nos milhas, que mesmo antes da resolução do Contran, já era proibido??
Por esse prisma, no fundo, no fundo, achei a proibição geral excelente, ou seja, se condutores politicamente corretos não podem tê-los, os "egoístas e imbecis" que não são cegos mas querem cegar os outros, também não (risos), e assim, questão encerrada. Que volte a moda de pintar as luzinhas de "azul" kkk
Edson Oliveira (VG #56) - SAO
www.viageiros.org
"Ando devagar, mas nunca ando para trás"
(Abraham Lincoln)
Vou aproveitar o Topico do Edvam e perguntar
E quanto as lampadas PHILIPS super Brancas
elas iluminam muito mais, porem, parecem ser Xenon, ( eu tenho na moto ) será que nossos amigos Guardas vão encrespar
Sabe como é o Brasil, eles nos multam depois temos que nos explicar, porem o agente do CET ou Detran sempre fica com a Razão
Abraços
E quanto as lampadas PHILIPS super Brancas
Sabe como é o Brasil, eles nos multam depois temos que nos explicar, porem o agente do CET ou Detran sempre fica com a Razão
Abraços
Rina...
No caso específico, a lâmpada tem a gravação da marca e modelo... em último caso... de pegar um cabeção, é mostrar e provar no ato...
Agora, fiscalizar nada né!!!!!
Cambada de INCOMPETENTES!!!!... Esses "filhos de uma ronca e fuça!!!!" não são competentes para fiscalizar, então, PROIBEM!!!!!
No caso específico, a lâmpada tem a gravação da marca e modelo... em último caso... de pegar um cabeção, é mostrar e provar no ato...
Cambada de INCOMPETENTES!!!!... Esses "filhos de uma ronca e fuça!!!!" não são competentes para fiscalizar, então, PROIBEM!!!!!
Duarte (VG#001) SAO
Fundador - Viageiros MT
Amizade não se mede em cilindradas!!!
A Plantação é voluntária, mas a colheita é obrigatória!!!
(11) 2837-3046 --- (11) 8595-0545
www.viageiros.org

Ei! Você que me critica, vem fazer o que eu faço... no meio do caminho você vai sentir cansaço!!!
Duarte escreveu:Rina...
É Isso ae Duartão
Mas minha preocupação, são as multas em transito, aquelas que o cara olha para você imagina que a lampada é Xenon e lasca a caneta ( agora no computador de bolso) e pronto a gente tem de explicar depois .. porem, depois Inez é morta, para ter ideia, eu tomei uma multa uma vez por buzinar na frente de um hospital, porem, na epoca meu carro nem buzina tinha pois eu havia perdido a mesma, e não teve como justificar isto, tive sim de pagar a multa
Abraços
Também tenho na moto a lâmpada branca, não tinha pensado nisso, como disse o Rinanabon, agora fica a duvida tirar ou não.

EDVAM escreveu:Também tenho na moto a lâmpada branca, não tinha pensado nisso, como disse o Rinanabon, agora fica a duvida tirar ou não.
Edvam
Eu não vou trocar, vamos ver o que acontece, pois na verdade ela não é proibida, e ilumina muito mais que a amarela, então, vai do bom senso ..
Abraços
Tópicos similares» Resolução CONTRAN 292
» LEI SOBRE O USO DO XÊNON
» Contran proíbe Instalação de Farol de Xenon e de Máscara
» Desafio - Resolução Contran XENON
» [RESOLUÇÃO CONTRAN 384] Proibição de Xenon
» LEI SOBRE O USO DO XÊNON
» Contran proíbe Instalação de Farol de Xenon e de Máscara
» Desafio - Resolução Contran XENON
» [RESOLUÇÃO CONTRAN 384] Proibição de Xenon
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: